10 Dicas Fundamentais para Poupar Água

Portugal está neste momento a enfrentar uma seca como já não se via há muitos anos e devido a isso já existem zonas do país onde não há água de rede. A situação está-se a agravar cada vez mais e a pouca precipitação que tem havido para esta época do ano não ajuda, portanto devemo-nos unir por uma grande causa: Poupar água.

Pequenos gestos, grandes poupanças. O bem, como o mal é uma questão de rotina. Tome nota, que o planeta – e a sua conta bancária – agradecem.

 

1- Já é um clássico, mas não custa repetir. Manter a torneira fechada sempre que lava as mãos, os dentes ou faz a barba poupa entre 10 a 30 litros de água por dia. Ao final do mês serão entre 100 a 300 litros. Os valores são impressionantes!

2- Equipe as torneiras de casa com redutores de fluxo de água. Estes pequenos equipamentos já existem nos supermercados, são encaixados nas torneiras e ajudam a reduzir o caudal em cerca de 50%.

3- Se trocar o banho de imersão pelo duche poupará em média 50% de água. As contas são simples: por cada 2 minutos no duche, gasta mais 40 litros de água.

4- Se remodelar a sua casa-de-banho, opte por autoclismos duplos ou com botão de controlo. Caso contrário, use o velho truque de colocar uma garrafa cheia de água no depósito do autoclismo para reduzir a quantidade de água desperdiçada em cada descarga. Não falha!

5- Por cada descarga na sanita, 10 a 15 litros de água vão pelo cano. Literalmente.

6- Com as máquinas de lavar roupa e louça, só as coloque a funcionar quando tiverem a carga cheia e escolha programas curtos e económicos.

7- Quando precisar de lavar o carro, é preferível escolher um posto de lavagem automática, porque o gasto de água é muito menor. Se lavar o carro com mangueira, o consumo poderá chegar até 400 litros água.

8- Recolha e recicle água para regar as plantas, por exemplo. Use baldes para armazenar a água da chuva, aproveite a água da cozinha ou aquela que se desperdiça enquanto se espera que o chuveiro aqueça.

9- Torne a sua piscina mais ecológica, substituindo os filtros tradicionais por filtros concebidos para poupar água. Outra dica; use uma cobertura de piscina porque isso contribui para a redução da evaporação da água em cerca de 90%, o que se pode traduzir numa poupança de vários milhares de litros de água por mês.

10- Uma simples torneira a pingar pode representar um gasto de 30 litros por dia. Dá que pensar, não é?

Partilhe estas dicas com os seus amigos e conhecidos e contribua para o não agravamento da seca em Portugal.

Fonte

Comentários