15 distritos em alerta amarelo devido a onda de calor nos próximos dias

Temperaturas altas começam já este fim de semana e prolongam-se até à próxima terça-feira.

Onda de calor em Portugal Continental vai colocar quinze distritos em alerta amarelo durante o fim-de-semana. Apenas os distritos de Vila Real, Viseu e Bragança escapam ao aviso dado pelo IPMA.

São esperadas temperaturas máximas de 39 graus em Santarém e Évora, 37 graus em Lisboa e 33 graus no Porto e em Faro.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera fez um comunicado na sua plataforma online que explica o porquê da onda de calor atingir o continente:

“Devido a uma corrente de leste que vai estabelecer-se a partir de sábado (hoje), teremos uma subida generalizada das temperaturas, sendo esta uma situação característica do período de verão”, frisando que “o anticiclone dos Açores estende-se em crista até ao golfo da Biscaia e, em combinação com a depressão térmica, dá origem a uma corrente de leste, com o transporte de uma massa de ar quente e seco com trajeto pela Península Ibérica e Marrocos”.

O IPMA alerta ainda que as temperaturas máximas poderão chegar aos 40 graus em algumas zonas do Alentejo e Vale do Tejo. A Proteção Civil alerta para risco máximo de incêndio no Interior Norte, Minho, Douro Litoral e norte do Alentejo.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o tempo quente e seco deverá prolongar-se, pelo menos, até à próxima terça-feira. O aviso dado pelo IPMA deixa claro que as temperaturas não irão atingir os valores registados na última onda de calor que atingiu o Território Nacional no início do mês de agosto.

Fonte: IPMA

Comentários

Talvez seja do seu interesse...