Inferno na Grécia – Pelo menos 60 mortos e 156 feridos em incêndios

Os fogos que aterrorizaram a Grécia desde segunda feira junto à capital de Atenas, já mataram cerca de 50 pessoas e causaram 156 feridos, alguns em estado dos quais pelo menos 16 são crianças.

O presidente da Cruz Vermelha grega Nikos Economopoulos adiantou que esta segunda-feira foram encontradas mais 26 vítimas mortais, numa estância balnear de Mati, a 40 quilómetros da capital. As vítimas desta terça-feira terão sido apanhadas de surpresa pelas chamas e ficaram encurralados nos seus carros e nas suas habitações.

Fui informado por um elemento das operações de resgate de uma fotografia chocante que mostrava 26 pessoas num campo situado a 30 metros da praia” de Mati, apontou ainda Nikos Economopoulous à televisão grega Skai. “Tentaram encontrar uma rota de fuga mas infelizmente estas pessoas e as suas crianças não o conseguiram encontrá-la a tempo”, disse ainda o responsável.

Pensa-se que o número de mortes possa vir a ser mais elevado ainda, uma vez que os telefonemas para os serviços de emergências a dar por desaparecimentos de pessoas ainda não pararam.

O jornal The Guardian adiantou que as 26 vítimas mortais foram encontradas nesta segunda-feira estavam “agarradas umas às outras, de forma firme”.

As autoridades declararam estado de emergência e pediram ajuda europeia, numa altura em que as chamas já devastaram várias habitações e viaturas.

Centenas de habitantes locais e turistas já evacuaram para zonas mais calmas, como o leste de Atenas, longe dos principais focos de incêndio que se encontram na cidade costeira de Mati.

 

Comentários

You may also like...