Ator Ruy de Carvalho completa hoje 92 anos de idade

O ator português completa esta sexta-feira, dia 1 de março, 92 anos de idade, dia 1 de março. Uma data especial para esta grande figura nacional que não pode se pode deixar passar em branco.

Ruy dedicou a sua vida ao mundo das artes. Interpretou muitos e variados papéis no mundo da ficção nacional, tendo marcado caminho pelos palcos do teatro, televisão e cinema.

O seu percurso na representação iniciou-se aos 15 anos, quando se estreou como ator amador no Grupo da Mocidade Portuguesa, com a peça “O Jogo para o Natal de Cristo”, encenada por um homem importante na sua carreira, Ribeirinho, que foi quem o preparou para a vida artística. Frequentou o Conservatório Nacional e estreou-se profissionalmente em 1947, no Teatro Nacional, na comédia ‘Rapazes de Hoje’, de Roger Ferdinand.

A sua primeira experiência no cinema chegou em 1951, com ‘”Eram 200 Irmãos”, de Armando Vieira Pinto. A televisão também chegou nos anos 50.
Em relação à vida pessoal, tem dois filhos, Ana Paula de Carvalho e João de Carvalho, que são fruto do casamento com Ruth, a amada que viu partir há mais de dez anos e quem recorda com muita saudade.

Hoje, já com mais de setenta anos de carreira, é um dos atores portugueses mais acarinhados e apreciados pelo público português.



Talvez seja do seu interesse...