Avós passam a ter salário para cuidar dos netos

Os avós vão passar a ser vistos como segundos pais dos netos, devido à quantidade que ficam a tratar dos netos, pois os pais têm de trabalhar e não podem por os filhos em infantários. Agora, estes avós poderão mesmo vir a ser pagos para cuidar deles.

O projeto piloto irá nascer na Turquia, e os avós com menos de 65 anos de idade, irão receber um salário.

O anúncio terá sido feito pelo ministro do Trabalho Turco, Mehmet Muezzinoglu. Irá começar a funcionar no início de abril, para cerca de 5 mil famílias das províncias de Istambul e Bursa, depois mais 7 províncias.

Contudo, há algumas regras, os avós não podem ter mais de 65 anos para receber este salário e apenas podem cuidar de bebés entre os 6 meses e um ano de idade, recebendo cerca de 100€.

“Não interessa se a avó já recebe uma pensão de reforma ou não. A condição económica da avó não está em causa, o importante é que não tenha problemas de saúde”.

O projeto pretende beneficiar famílias com baixos rendimentos e que o salário da mãe não passe dos 2 salários mínimos. “Se o projeto-piloto correr bem, poderemos também reconsiderar o limite dos 65 anos de idade”.

“Com este projeto queremos ajudar as mulheres e aumentar o emprego feminino. Queremos que elas possam proteger a família e as crianças sem abandonar a vida laboral”, defendeu.



Comentários

Talvez seja do seu interesse...