Catedral de Notre-Dame está a ser totalmente destruída pelas chamas. Torre Central já caiu

O monumento estava em obras com vários andaimes no topo. A torre central do edifício já caiu devido à agressividade das chamas.

Um incêndio de grandes dimensões está a consumir a catedral de Notre-Dame em Paris, França, esta segunda-feira. De acordo com os bombeiros da capital francesa, a situação poderá estar ligada aos trabalhos de reabilitação do edifício.

O pináculo emblemático do monumento, a torre central, devido às chamas que estão a consumir o edifício. O incêndio atinge a torre mais alta da catedral, o monumento histórico mais visitado da Europa. Não há registo de vítimas, até ao momento.

Muitas imagens e vídeos de uma nuvem de fumo foram publicadas nas redes sociais. Segundo os bombeiros citados pela comunicação social local, o incêndio deflagrou no sótão da catedral.

Uma grande operação de combate ao fogo encontra-se em curso. De acordo com o porta-voz da catedral Notre-Dame, o alerta de incêndio foi ativado por volta das 16:50 hora francesa, 17:50 em Portugal Continental.

A catedral, que remonta ao século XII e é famosa pelo romance clássico de Victor Hugo, O Corcunda de Notre-Dame, atrai milhões de turistas todos os anos. O monumento estava a ser sujeito a obras, com algumas seções com andaimes. As estátuas de bronze foram removidas na semana passada para obras.