Quartel dos Bombeiros de Monchique na linha de fogo

Segundo foi possível apurar, as chamas estarão a menos de 500 metros do quartel dos bombeiros locais, o convento da Nossa Senhora do Desterro que também se encontra nas imediações também corre perigo.

Várias habitações estão em perigo com o avançar das chamas em direção às termas de Monchique.

A encosta já foi consumida pelas chamas e várias casas nas imediações encontram-se em risco de serem afetadas pelo fogo.

A situação agrava-se no início da noite com os ventos a direcionar as chamas para as casas na zona das Caldas de Monchique, que conta com cerca de 15 a 20 habitações que correm perigo.

Estão a combater as chamas cerca de 1140 operacionais apoiados por 357 viaturas, 13 meios aéreos, e 24 máquinas de rasto. Foram ainda acionados três aviões Canadair espanhóis.

Segundo comandante operacional distrital da Proteção Civil de Faro, Abel Gomes, as zonas “muito sensíveis” que não estavam consolidadas “reativaram e com grande intensidade”, o que, face à meteorologia que continua adversa, faz deste um “incêndio de grande dimensão”.