Jogador do Vitória de Setúbal com carreira em risco devido a cancro

Nuno Pinto, jogador do Vitória de Setúbal, de 32 anos, emocionou-se à frente da plateia que o apoia e não conseguiu falar.

O jogador português vê-se obrigado, por tempo indefinido, a sua carreira de futebolista devido a um linfoma na região inguinal. O comunicado foi feito pelo clube que o jogador representa.

Nuno Pinto recebeu muito carinho dos colegas de equipa, família, treinadores, dirigentes e adeptos do clube, que encheram a sala de imprensa do Bonfim. O jogador, emocionado com a atitude dos presentes na sala, não conseguiu falar à plateia.

Vítor Hugo Valente, presidente dos sadinos, confessou que o diagnóstico do jogador, que tem três filhos menores, apanhou todos de surpresa. “A notícia foi um choque, mas no futebol estamos habituados a que na hora da derrota o primeiro pensamento é seguir-se uma vitória. O Nuno contará com o apoio de todos nesta casa”, assegurou.

Ricardo Lopes, médico dos sadinos, explicou a forma como foi detetado o cancro. “O Nuno Pinto tinha uma adenopatia, que é um gânglio que está aumentado na região inguinal. Muitos outros jogadores têm estes gânglios por uma série de motivos. Pelo seu tamanho e não resolução levou-nos a fazer mais exames complementares que nos levaram a este diagnóstico.”

O lateral-esquerdo, que jogou pela última vez no passado dia 8 frente ao Benfica, não sabe se vai poder voltar aos relvados. “Em articulação com o nosso departamento médico, o jogador já está a ser seguido no IPO de Lisboa.

Quanto ao tempo de paragem faltam fazer mais exames. Depois do diagnóstico vamos avaliar a extensão. Só depois disso poderemos definir o tempo de paragem”, explicou o médico. O linfoma é um tipo de cancro que afeta os linfócitos, que são células responsáveis por proteger o organismo contra infeções e doenças.