Jovens encapuzados incendeiam mais de 80 carros na Suécia

Mais de 80 carros arderam na Suécia, na noite de segunda-feira, num ato criminoso cometido por grupos de pessoas encapuzados. A polícia suspeita que a ação tenha sido combinada através das redes sociais. 

A ação espalhou-se um pouco por todo o país, com os principais focos a serem Gotemburgo, Trollhättan, Lysekil e Falkenberg, onde a maioria dos carros foram incendiados.

De acordo com imagens divulgadas por vários cidadãos, os veículos estavam a ser incendiados por jovens encapuzados.

“Que diabos estão a fazer? A sociedade vai ter resposta para isto, reagiu desolado o primeiro-ministro sueco, Stefan Lovfen.

As chamas começaram por volta das 21h00 em alguns pontos, sendo que todos os fogos foram controlados já durante a madrugada.

“Começou ao mesmo tempo em vários distritos diferentes e não podemos descartar que haja ligação”, revelou o representante da polícia da região oeste do país. “O que fazemos agora é que temos agentes a investigar e também dispomos de testemunhos e observações de pessoas que podem ser úteis”, acrescentou, referindo que não foram feitas detenções.

As autoridades de Gotemburgo acreditam que os ataques foram orquestrados através das redes sociais, ainda que o assunto esteja sob investigação.

Segundo Johan Eklund, diretor da sala de controlo de emergências, o fogo esteve em cerca de 20 lugares de Gotemburgo, sendo que os alvos foram “principalmente veículos – carros, alguns camiões, caravanas – mas também pontos de recolha do lixo”.

Este ato de vandalismo pode ser punido até seis anos de prisão, revelou o ministro da Justiça sueca, num país que vai a eleições no próximo dia 9 de setembro.

Veja o vídeo que mostra um dos incidentes:

Comentários

You may also like...