Mais de 100 bombeiros combatem incêndio de grandes dimensões em Guimarães

Deflagra desde a tarde de hoje um incêndio de grandes dimensões nas freguesias de Souto Santa Maria e Gonça, em Guimarães. O fogo está a ser combatido por mais de 100 elementos dos bombeiros.

O incêndio terá começado em Souto Santa Maria e propagou-se para a freguesia vizinha, alastrando-se de forma rápida.

O combate ao incêndio está a ser feito pelos Bombeiros Voluntários das Taipas com apoio de outras corporações, como as de Guimarães e Vizela. A Autoridade Nacional de Proteção Civil revelou que estão no terreno 101 elementos dos bombeiros, apoiados de 27 viaturas e 3 meios aéreos.

Segundo a ANPC, o alerta do fogo foi dado às 15:05 de hoje e, em menos de uma hora depois do alerta, já era o incêndio florestal em Portugal com mais bombeiros e meios envolvidos.

Ainda não há informações se existem casas em risco ou quantas frentes tem o incêndio.  A cerca de cinco quilómetros de distância é  visível  uma coluna enorme de fumo.