Mês de julho o mais frio dos últimos 30 anos

O valor médio das temperaturas no mês de julho deste ano até agora foi de 27.1º Celsius, é aproximadamente 1.6 graus abaixo do valor habitual.

“Verifica-se que o valor médio da temperatura máxima do ar no período de 1 a 18 de Julho apresenta um desvio em relação ao valor normal mensal de -1,6°C, sendo até 18 de Julho o valor mais baixo dos últimos 30 anos” segundo informações disponibilizadas à agência Luza pelo IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera)

A meio de julho, houve três dias em que as máximas nas regiões sul do país foram quatro graus abaixo do normal, no dia 12, 14 e 15 de julho.

Em junho também ocorreu um período de temperaturas abaixo do normal, no entanto entre 15 a 25 de junho a média equilibrou com uma onda de calor na região norte e alguns locais do centro, e entre 26 e 30 de junho deu-se um período de temperaturas normais.

Sandra Correia, meteorologista do IPMA, explicou que as condições meteorológicas em Portugal continental devem-se muito ao posicionamento do anticiclone dos Açores.

A previsão mensal indica que as temperaturas vão permanecer abaixo do habitual praticamente para todo o território nacional.

O início de agosto também poderá contar com temperaturas abaixo do normal e com formação de nevoeiro e nebulosidade baixa junto às zonas costeiras.

 

Comentários

Talvez seja do seu interesse...