Resgate de Julen – Vídeo mostra o tipo de explosivos utilizados no resgate a Julen

Um vídeo divulgado pela Guardia Civil mostra como são feitas as explosões dos mineiros que se encontram a mais de 60 metros debaixo do solo.

A galeria horizontal com a qual se tenta chegar até onde se presume que estará Julen, entrou numa situação muito complicada pela “dureza extrema da rocha”.

Depois das 14h30 foi relatado que as obras já estariam nos 2,5 metros, e pelas 17h já estariam a apenas a 65cm de acabar a galeria que juntará o poço de Julen ao novo túnel.

Jorge Martín, porta-voz da Guardia Civil de Malaga, explicou que a montanha é que marca o ritmo de trabalho dos mineiros, dada a sua extrema dureza. Não revelou nenhum prazo de chegada mas disse que os mineiros estão a ser confrontados com rocha muito dura e a fazer um esforço sobre-humano para chegar até Julen o mais rápido possível.

De acordo com o último balanço feito pelas autoridades, os mineiros que estão a escavar uma galeria horizontal já avançaram cerca de 3,15 metros dos 3,8 precisos para alcançar Julen.

A equipa formada pelos oito mineiros trabalharam durante toda a noite, sem interrupção, para alcançar o menino que está preso há quase duas semanas no poço.

No vídeo, é possível ver a técnica usada para expandir a galeria subterrânea com o recurso a mini explosivos.



Comentários

Talvez seja do seu interesse...