Mulher revela história arrepiante como quase perdeu a vida devido a negligência médica em Setúbal

Dia 11 de Junho… Há datas que não se esquecem!

Quase a fazer 6 meses…
6 meses que não esqueço, que nunca mais tive descanso, fico doente com muita frequência… Sabia??? Acho que está na altura de revelar publicamente o seu nome…

Dra. Celina Gomes, médica de ginecologia e obstetrícia que faz serviço no Hospital de São Bernardo em Setúbal.
Lembra-se de mim? Dia 11 de Junho deste ano…

Dei entrada no hospital de São Bernardo (Já sem conseguir andar, foi-me concedida uma cadeira de rodas para conseguir ir do meu carro até à urgência) e na triagem deram-me uma pulseira amarela… Eu pedia uma maca, precisava deitar-me, tinha dores horríveis, não conseguia estar nem de pé, nem sentada, tinha febre…

Depois de muita insistência do meu marido lá houve uma “Santa alma” que me encaminhou novamente para a sala de triagem, desta vez lá me deram a pulseira laranja e a dita maca…

Fui colocada num corredor a contorcer-me com dores, com medicação intravenosa…

Ao fim de algum tempo lá me enviaram então para a especialidade… Ginecologia.
Foi aí que veio a Dra. Celina Gomes ver o meu “pequeno” problema…
Dra. Celina :”Uma Bartolinite… mas você está armada em Princesa e a fazer as coisas piores que elas estão.”
Eu: “Doutora, não estou nada bem, estou a tremer e sinto-me muito mal”
Dra: “Sabe, já vi Bartolinites muito piores que a sua (e fez um gesto com a mão)”
Lembra-se do gesto? Era o tamanho das Bartolinites que tinha visto… Pois é, minha sábia médica, para além de ter desvalorizado o meu problema, perdeu o seu momento, dentro do meu corpo, crescia uma 3 vezes maior que aquelas que já tinha visto…
Mandou-me para casa, já por volta das 17h00 e prescreveu-me um antibiótico, se ao fim de 3 dias não passasse, para voltar… Não fiz o antibiótico… Não tive tempo… Teria morrido se o fizesse…

Sabe, eu estava muito mal… Tinha mesmo muitas dores… Se estava com uma infecção, não achava que era justo um hemograma? Teria prevenido tanta coisa… Valeu-me o meu pequeno curso de SBV para me salvar no momento e ser transportada pelo INEM para o Hospital mais perto… Mas, nem todos têm essa possibilidade… Nem todos têm um tensiometro em casa…

Passado algumas horas (em casa) tinha uma hipotensão… A minha tensão baixou para 40-20 e a pulsação subia até aos 155 bpm… Sabe o que significa? Entrei em choque séptico e estava com uma infecção generalizada.

Podia ter evitado tanta dor… Tanto sofrimento… Recordo-me antes do INEM chegar, de olhar para a minha filha, de me caírem as lágrimas… Estava a morrer…

Os dias que passei na UCI deixo-a para verificar os relatórios médicos e ver o que podia ter evitado… Sobrevivi… Sim, estou cá e apenas quero que outras pessoas como eu deixem de ser vítimas de erros médicos gravíssimos.

Amanhã terei uma consulta… Novamente… Sabe de quem têm sido as despesas? Sabe como fiquei fisicamente? As sequelas físicas e psicológicas que me foram deixadas?

Deixo-lhe uma recordação da pessoa que você ignorou… Espero que mais ninguém tenha o prazer de ser atendida por si. Somos humanos e os erros podem acontecer, mas quando acontecem por falta de profissionalismo… São vidas que estão em jogo.

Não lhe conto o que tinha vontade de lhe fazer… Apenas lhe desejo uma semana igual aquela que tive e com direito a sobrevivência.

Obrigada aos profissionais do HLA, sem vocês não estaria aqui hoje!

Pneumonia
Anemia
Falência de vários órgãos
Várias transfusões
Cirurgia
Líquido pleural
Etc…
Pergunte pelo relatório…

O que um diagnóstico mal feito pode fazer… Estou cá porque tive a sorte de ter uns excelentes profissionais que pegaram no seu trabalho Celina e foram incansáveis!

Podem partilhar à vontade! Acabou-se o meu silêncio.

Comentários

Talvez seja do seu interesse...