Novo método de burlas em terminais de multibanco com teclado falso deixam autoridades em alerta

Os cidadãos espanhóis foram avisados pela Guardia Civil de um novo método que está a ser usado em Espanha para roubar a informação dos cartões de crédito. 

Este novo método afeta todos os que colocam o cartão na ranhura e inserem o código do respetivo cartão usando este teclado falso colocado por cima do verdadeiro, que já detetado em várias caixas de multibanco.

Numa publicação na rede social twitter, a Guardia Civil deixou o seguinte pedido: “Se isso acontecer, não vá embora”.

As autoridades espanholas pedem a que os utilizadores verifiquem se a ranhura não está fechada e se o teclado parece falso, pedem para ter cuidado com ‘ajudantes’ voluntários que podem aparecer nestes casos, e para alertarem o banco ou as autoridades caso descubram ou suspeitem de um mecanismo fraudulento instalado num terminal de multibanco.

Embora o método tenha apenas sido detetado em Espanha até à data, existem fortes probabilidades de que em Portugal também se venha a descobrir métodos semelhantes. Métodos de clonagem de cartões usando a ranhura foram encontrados recentemente em Lisboa e também já valeram um aviso por parte da Polícia de Segurança Pública.

Pede-se que ajude a divulgar esta informação para deixar a população informada deste novo tipo de fraude. 

Comentários

Talvez seja do seu interesse...