Portugal envia dois meios aéreos para ajudar a Suécia a combater os fogos

Portugal vai enviar dois aviões e oito homens esta terça-feira para ajudar a combater os fogos florestais que estão a assolar a Suécia.

O Governo português tomou esta medida depois dos suecos terem ativado o Mecanismo Europeu de Proteção Civil devido aos fogos que deflagram pelo país inteiro, que já conta com milhares de hectares de área queimada.

Além dos dois aviões que serão enviados esta terça-feira de Vila Real para o aeroporto sueco de Orebro às 10:00, a Força Aérea Portuguesa cedeu também um voo de que irá transportar 700 quilos de equipamentos de apoio às operações de combate aos fogos aéreos. O Ministério da Administração Interna adiantou ainda que neste avião seguem oito elementos da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Portugal ofereceu ajuda terrestre e aérea na sexta-feira passada, no entanto a Suécia pediu que só lhes enviassem meios aéreos de combate aos fogos.

Num ano com temperaturas pouco habituais em Portugal, os meios de combate aos fogos têm tido algum descanso,  mas por contraste os países do norte da Europa têm tido muito mais ocorrências de incêndios do que é habitual devido à vaga de calor que se tem sentido no norte da Europa.

Os meterologistas suecos lançaram vários avisos devido às temperaturas muito elevadas nos últimos dias. A 70 quilómetros de Estocolmo foram registados temperaturas superiores a 33 graus, um novo recorde de máximas para esta zona.

Comentários

Talvez seja do seu interesse...