Proteção Civil alerta para inundações e outros riscos devido à chuva forte

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC)  lançou hoje alertas para a possibilidade de inundações e quedas de árvores devido à precipitação intensa e persistente que se fará sentir nas próximas 48 horas. 

A Proteção Civil refere que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avisa a população de condições climatéricas agravadas nas próximas 48 horas, prevê-se precipitação intensa e persistente, trovoada e agitação marítima na costa ocidental do país.

A ANPC avança que para esta quinta-feira estão previstos períodos de chuva persistentes e fortes, passando a aguaceiros fracos no final do dia, nas regiões Norte e Centro, estendo-se gradualmente para as regiões a Sul.

A ANPC alerta para possibilidade de piso escorregadio, e eventuais lençóis de água e gelo, e cheias repentinas nos meios urbanos tal como inundações em zonas historicamente mais vulneráveis.

Como medidas preventivas e de autoproteção, a ANPC aconselha a população para garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas, adoção de uma condução defensiva e para que não atravessem zonas inundadas.

Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas, ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas e na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas são outros conselhos da ANPC.

Comentários

Talvez seja do seu interesse...