Aviso encontra-se ativo durante as próximas 48 horas, devido à precipitação, neve, vento e agitação marítima.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil prevê, durante as próximas 48 horas, um agravamento das condições meteorológicas com previsão de precipitação em forma de chuva e neve, bem como vento e forte agitação marítima.

A mesma fonte emitiu um alerta à população, chamando a atenção para os períodos de chuva ou aguaceiros que poderão cair em forma de granizo e acompanhados de trovoadas no Centro e Norte do país.

Há ainda a registar a previsão de vento forte do quadrante oeste “com rajadas até 85 km/no Norte e Centro e forte nas terras altas, com rajadas até 95 km/h, podendo chegar até 110 km/h nos pontos mais altos da Serra da Estrela, nas terras altas do Sul, com rajadas até 75 km/h”.

É ainda prevista queda de neve nas regiões de Portugal Continental acima dos 1000 a 1200 metros de altitude, cota que poderá baixar para os 800 a 1000 metros temporariamente, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A neve poderá acumular entre os 5 e os 10 centímetros nas regiões Centro e Norte.

Quanto ao mar, prevêem-se na costa ocidental ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura significativa. Já na costa ocidental, as ondas podem atingir 15 a 16 metros de altura máxima ao final do dia de amanhã, a norte do cabo Raso.