Proteção Civil emite alerta: Agravamento do tempo para os próximos três dias

Durante a tarde desta sexta-feira, a Proteção Civil emitiu um alerta à população devido ao agravamento das condições meteorológicas para os próximos três dias.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está prevista queda de neve persistente e com acumulação acima dos 800/1000m, nas regiões do Norte e Centro do país, com especial importância para as zonas da Peneda-Gerês, Montesinho, Alvão-Marão, Montemuro e Serra da Estrela.

Para além da queda de neve, o IPMA também prevê que a chuva caia sob o território nacional continental este fim-de-semana, com destaque nas regiões do litoral Norte e Centro, mas estendendo-se graduadamente às restantes regiões do território.

Durante a tarde e noite do dia de domingo, prevê-se precipitação persistente na região do Minho e Douro Litoral e ainda condições de instabilidade com ocorrência de aguaceiros que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada.

A Proteção Civil alerta no seu comunicado para a formação de gelo nos níveis mais baixos durante a noite e durante o dia em zonas onde não há incidência de sol.

Em relação vento, prevê-se que hoje vá de moderado a forte do quadrante Oeste no litoral a Sul do cabo Mondego e nas terras altas com rajadas até 70km/hora. Já no sábado e no domingo, prevê-se vento forte, com rajadas até 70 km/hora no litoral oeste e nas terras altas.

Está ainda prevista agitação marítima forte na costa ocidental até às 10 horas da manhã de domingo, dia 7.

Tendo em conta estas previsões, a Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para situações de piso rodoviário escorregadio e formação de lençóis de água e gelo, possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, bem como inundação por transbordo de linhas de água, queda de estruturas e de ramos de árvores ou acidentes na orla costeira, entre outros.



Comentários

Talvez seja do seu interesse...