Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para o dia de hoje queda de neve nas regiões Norte e Centro do país, acima de 1000 a 1200 metros de altitude.

A queda de neve obrigou, esta quinta-feira, ao corte de algumas estradas de acesso à Serra da Estrela. De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco, também há formação de gelo e ventos fortes.

Segundo a mesma fonte, às 09:00 estavam encerrados os troços Piornos/Torres, Torre/Lagoa Comprida, Lagoa Comprida/Loriga e Lagoa Comprida/Sabugueiro, não havendo previsão para reabertura.

Também a Estrada Nacional 221 (EN221), que liga Castro Daire e Cinfães, no distrito de Viseu, está cortada desde as 09:30 devido à queda de neve, revelou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu.

Para o dia de hoje «, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)
prevê forte agitação marítima na costa ocidental e uma significativa descida da temperatura, bem como queda de neve nas regiões Norte e Centro do país, acima dos 1000 a 1200 metros de altitude, descendo temporariamente a cota para os 800 a 1000 metros.

Está ainda previsto “vento forte no litoral oeste e nas terras altas, com rajadas até 95 quilómetros por hora, podendo atingir 110 quilómetros por hora nos pontos mais altos da serra da Estrela”.