Resgate de Julen – Mineiros já estão a menos de 2 metros do menino

O menino de dois anos, caiu num poço em Totalán, Málaga, no passado dia 13 de janeiro.

Foram realizadas por agentes especializados da Guardia Civil, durante a madrugada de hoje, duas microdetonações no canal que está a ser escavado pelos mineiros, devido à rigidez do terreno.

Os oito mineiros responsáveis pela operação de resgate de Julen descem em pares a cada 40 minutos, carregando consigo botijas de oxigénio, nesta que é considerada a fase mais difícil da operação.

De acordo com o último balanço feito pelas autoridades espanholas, foram escavados cerca de dois metros dos 3,8 metros necessários para chegar até Julen.

Os mineiros da brigada de salvamento das Astúrias procedem à escavação de uma galeria horizontal, em direção ao poço com quase um centena de metros, onde a criança se encontra há 12 dias.

Rafael Gálvez, o chefe das operações de salvamento da Andaluzia, confirmou que “está é a fase mais crítica da operação”. Os mineiros têm a missão de escavar manualmente uma galeria horizontal de quase quatro metros, para chegarem ao túnel de 72 metros de profundidade onde se espera que esteja a criança.

O Governo espanhol acredita que esta fase da operação de resgate possa durar cerca de 24 horas, no entanto é possível que ocorram contratempos. O tipo de rochas que os mineiros irão encontrar ao escavar a galeria será decisivo para o fator tempo.



Talvez seja do seu interesse...