Resgate de Julen – O engenhoso bombeiro que inventou o dispositivo que poderá resgatar Julen

Há muitas pessoas que estão a trabalhar incansavelmente no resgate de Julen.

Julián Moreno é um deles. Este profissional, chefe do Corpo de Bombeiros Provincial de Málaga, não só está no Cerro de la Corona para dirigir a sua equipa no trabalho de resgate, como também projetou a ‘gaiola’ que permitirá aos mineiros aproximarem-se do pequeno.

Julián começou por contar:

“Temos tido alguns dias em que temos testado a pré-ativação das unidades que vão intervir. É um tipo de simulação para que todos sejam muito claros sobre as tarefas a serem executadas. Neste momento, o trabalho de tubulação está a ser concluído [do novo túnel vertical perfurado], depois haverá um enchimento para estabilizar toda a área e mais tarde o dispositivo de segurança e a montagem das tendas apropriadas serão realizadas para dar o suporte total que permitirá aos mineiros fazer a galeria horizontal.”

Os companheiros mineiros que abrirão a galeria são os melhores da Espanha.

A Guarda Civil e os bombeiros são os que vão garantir a sua segurança em caso de qualquer contingência que possa surgir.” adiantou ainda.