Tempestade Beatriz vai trazer mais chuva e ventos fortes até pelo menos domingo

A tempestade Beatriz que incidiu ontem sobre grande parte do norte de Portugal ainda não passou, apesar de hoje ser um dia mais calmo, com o sol a espreitar nalgumas regiões do país, na quinta-feira irá regressar e promete trazer novamente chuvas e ventos muito intensos.

A depressão Beatriz iniciou a temporada de grandes ciclones no Atlântico, a primeira tempestade, Adrián, começou no Mediterrâneo, e tirou a vida a cerca de 30 pessoas em Itália, no entanto não chegou a atingir Portugal.

Os bombeiros e a protecção civil tiveram uma noite sem descanso devido às centenas de ocorrências provocadas pelo mau tempo, foram sobretudo inundações, e quedas de árvores provocadas por rajadas que ultrapassaram os 100 quilómetros por hora.

A depressão Beatriz vai continuar a afetar Portugal depois de um dia de tréguas, amanhã voltará em força como confirmou o Meteo Trás Os Montes na sua página de Facebook.

“Bom dia,

Hoje teremos um dia de transição com algum sol, entre a frente que passou ontem e a NOVA FRENTE que chegará AMANHÃ, quinta-feira dia 08.11.2018.

Prevê-se novamente muita precipitação, rajadas de vento forte e descida da cota de neve após a passagem da frente.

🌧️Precipitação: 15mm em apenas 1 hora no Minho e Douro Litoral.

🌬️Vento: Rajadas até 85 km/h.

🌊Mar: Ondas até 5 metros.

🌨️Neve: cota a descer aos 1200/1300 metros.

🌩️Trovoada: Possibilidade de aparato elétrico e granizo.

Estamos sob a influência de um rio atmosférico, com origem nas águas quentes e húmidas do Caribe, assim haverá muita água precipitável na atmosfera, esperam-se acumulados muito significativos em especial no NORTE do país, nos próximos 3 dias, pontualmente poderão acumular-se mais de 100mm, nos próximos 5 dias esse valor dispara para 200mm.

Recomenda-se o acompanhamento atento das recomendações das autoridades.

Iremos atualizando a informação.

Obrigado pela atenção.”

Pede-se que a população tome as devidas precauções e que evite atividades ao ar livre durante o período da tempestade.

Comentários

You may also like...