Tempestade Diana chega com ventos de 150 km/h ao Arquipélago dos Açores

A tempestade Diana está prestes a chegar aos Açores. A partir das 18 horas (17 horas no arquipélago) espera-se um aumento significativo da intensidade do vento e da agitação marítima em todas as ilhas.

Segundo o IPMA, as ondas provocadas pela depressão podem chegar aos 21 metros. O instituto garante que o tamanho médio das ondas vai rondar os 12 metros, mas que é possível que se atinja este valor máximo.

O vento pode chegar a atingir rajadas de 150 quilómetros por hora, na terça-feira, uma vez que Diana vai continuar a afetar o arquipélago até ao final do dia de amanhã.

O vento e a agitação marítima vão ser acompanhados de chuva e trovoada, em algumas ilhas.

Por causa do mau tempo esperado, a Proteção Civil dos Açores deixou algumas recomendações, como podar ou cortar as árvores para prevenir o risco de queda, não praticar atividades ou evitar estar nas zonas ribeirinhas, junto à costa, ou manter limpos os sistemas de drenagem.

A Proteção Civil prevê ainda a possibilidade de inundações, pelo que aconselha os cidadãos a não circular sem necessidade, pois este comportamento pode “atrapalhar a circulação das forças de segurança ou cair em buracos ocultados por lençóis de água”.

Depois de atingir o arquipélago, Diana dirige-se para as ilhas britânicas.

Comentários

Talvez seja do seu interesse...