“Viveu para ajudar os outros e morreu a ajudar os outros”, a enfermeira Daniela que tinha o sonho do INEM

Com apenas 14 anos, tornou-se bombeira, mas com o sonho de um dia fazer parte do INEM. Antes de entrar no helicóptero que se despenhou, telefonou aos pais e à irmã.

O pai foi bombeiro do quadro de honra, a irmã é bombeira, o tio-avô é comandante do quadro de honra, e uma prima é bombeira do quadro de honra. Com isto, Daniela apenas poderia ser bombeira, e com apenas 14 anos deu entrada na corporação de bombeiros de Baltar, em Paredes.

Segundo os amigos mais próximos, Daniela era uma pessoa exigente, dedicada e rigorosa consigo mesma.

“O sonho dela era trabalhar em emergência médica” contou um dos colegas do curso de enfermagem ao Observador.

O luto é visível na cara dos ex-colegas de Daniela nos bombeiros de Baltar. O comandante, Delfim Cruz, conta que Daniela era uma pessoa exigente, rigorosa, empenhada na sua formação e na progressão da sua vida académica.

Os seus primeiros passos para alcançar o sonho começaram em 2002, quando entrou na Escola Superior de Enfermagem do Porto para trabalhar no socorro pré-hospitalar do INEM. Algo que a Daniela sempre gostou.

Na noite do seu último voo, ainda telefonou à irmã e aos pais, antes da viagem juntamente com o médico Luís Vega, o piloto João Lima e copiloto Luís Rosindo.

Na corporação de bombeiros local, onde se preparava para começar a tradicional ceia de Natal, soube-se que um helicóptero do INEM estava desaparecido em Serra de Santa Justa. O comandante, Delfim Cruz contou, “É claro, acabou o Natal para os bombeiros de Baltar… A irmã da Daniela estava cá no quartel”

Várias pessoas prestaram homenagens às vítimas do acidente. Na manhã de domingo, dezenas de pessoas deslocaram-se ao heliporto de Macedo de Cavaleiros onde realizaram uma homenagem espontânea.

Nas redes sociais, muitos membros do INEM e outros utilizadores mudaram a foto de perfil com uma faixa negra, e outros simplesmente com uma fotografia preta. Foram partilhadas também várias mensagens de luto nas caixas de comentários, de fotografias, notícias, e vídeos que rapidamente se espalharam por todo o lado.